Jovens Socós

O jovem savacu (Nycticorax nycticorax), apresenta uma coloração marrom-clara malhada com tons mais escuros, pode ser confundido com os imaturos de socó-boi (Tigrisoma lineatum), que são maiores e mais alongados, e com os de socó-boi-baio (Botaurus pinnatus), que mantém a coloração “carijó” mesmo quando adulto e apresenta bico e pescoço mais longos e finos.

Fábio Olmos (Ornitobr) lembra que os jovens savacu (Nycticorax nyctorax) têm dorso marrom claro (comumente bem desbotado) e grandes manchas brancas nas asas, bem contrastantes. No jovem savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea) estas manchas são menores e mais acaneladas, resultando um padrão mais escuro. O bico do savacu-de-coroa é mais robusto e o manto tende mais para o cinza (ardósia). As partes inferiores do savacu-de-coroa são mais riscadas com acanelado, menos “limpas” do que no savacu.

Botaurus pinnatus - socó-boi-baio

Não registro de indivíduos jovens dessa espécie no site

O socó-boi-baio ocorre nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins

Butorides striata - socozinho

O socozinho está presente em todo o Brasil e nas regiões de clima quente ao redor do planeta, na América, África, Ásia, Austrália e ilhas do oeste do Oceano Pacífico.

Nyctanassa violacea - savacu-de-coroa

O savacu-de-coroa está presente desde o Amazonas, Pará e Maranhão até o Rio Grande do Sul, nos estados localizados ao longo da costa. Encontrado também desde os Estados Unidos até o noroeste do Peru.

Nycticorax nycticorax - savacu

O savacu está presente em quase todo o Brasil com ampla distribuição geográfica ocorrendo do Canadá à Terra do Fogo e Velho Mundo.

Tigrisoma lineatum - socó-boi

Referências